Se um dia você ouvir alguém falar na palavra budget, não se espante. Budget significa orçamento em português e controle de budget obviamente controle de orçamento e poder ser utilizado por qualquer departamentos que deseja manter controle das despesas.
Já ouvi falar que este controle pode ser administrado por uma base de dados (até o momento não me deparei com isto, portanto não irei aprofundar) ou por uma simples planilha no formato xls (excel).
O controle de budget no departamento de marketing tem a missão de controlar todos os investimentos realizados, tais com: campanha de lançamento de produto, criação de materiais promocionais, eventos, feiras, veiculação em mídia…enfim todos os serviços contratados e produtos adquiridos. O controle pode ser acompanhado mensalmente, bimestralmente, trimestralmente ou semestralmente.
Vamos ao exemplo: Primeiramente é suposto que você já saiba qual é a verba, seja ela trimestral, semestral ou anual e que você divida o valor da verba de acordo com os meses ou semestres disponíveis. Vamos partir do princípio que a verba anual seja de 120.000,00 (cento e vinte mil reais), podemos dividir este valor por 12 meses (se quisermos fazer um controle mensal), isto significa que poderemos ter até 10.000,00 (dez mil reais) de despesa em cada mês do ano vigente. Assim, você pode monitorar o orçamento para que este valor não exceda, caso isso aconteça em algum mês, lembre-se de fazer a compensação. Um mês você pode investir o valor equivalente a 3 meses, mas ficará 2 meses sem investir um centavo por conta do orçamento, cada empresa possui uma política de investimento.
Lembre-se Budget é diferente de forecast!
Por isso para que a verba seja utilizada de maneira maximizadora de lucro para a empresa, é importante fazer um planejamento anual, revisa-lo sempre e acompanhar as notícias, tudo isso ajudará você a investir bem a verba do seu departamento de marketing.
PS: Você também pode fazer um controle do seu orçamento pessoal com base nesta explicação, você precisa apenas fazer algumas mudanças para adequá-la a sua remuneração.
Já ouvi falar que este controle pode ser administrado por uma base de dados (até o momento não me deparei com isto, portanto não irei aprofundar) ou por uma simples planilha no formato xls (excel).
O controle de budget no departamento de marketing tem a missão de controlar todos os investimentos realizados, tais com: campanha de lançamento de produto, criação de materiais promocionais, eventos, feiras, veiculação em mídia…enfim todos os serviços contratados e produtos adquiridos. O controle pode ser acompanhado mensalmente, bimestralmente, trimestralmente ou semestralmente.
Vamos ao exemplo: Primeiramente é suposto que você já saiba qual é a verba, seja ela trimestral, semestral ou anual e que você divida o valor da verba de acordo com os meses ou semestres disponíveis. Vamos partir do princípio que a verba anual seja de 120.000,00 (cento e vinte mil reais), podemos dividir este valor por 12 meses (se quisermos fazer um controle mensal), isto significa que poderemos ter até 10.000,00 (dez mil reais) de despesa em cada mês do ano vigente. Assim, você pode monitorar o orçamento para que este valor não exceda, caso isso aconteça em algum mês, lembre-se de fazer a compensação. Um mês você pode investir o valor equivalente a 3 meses, mas ficará 2 meses sem investir um centavo por conta do orçamento, cada empresa possui uma política de investimento.
Lembre-se Budget é diferente de forecast!
Por isso para que a verba seja utilizada de maneira maximizadora de lucro para a empresa, é importante fazer um planejamento anual, revisa-lo sempre e acompanhar as notícias, tudo isso ajudará você a investir bem a verba do seu departamento de marketing.
PS: Você também pode fazer um controle do seu orçamento pessoal com base nesta explicação, você precisa apenas fazer algumas mudanças para adequá-la a sua remuneração.