PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É fundamental que as empresas tenham um bom planejamento estratégico para nortear de maneira estruturada suas ações a fim de atingir os objetivos organizacionais, como melhorar os resultados, ampliar a participação no mercado e conquistar novos clientes.
• Entendimento do negócio através da elaboração ou validação da missão, visão e valores
• Análise das intenções dos clientes embasada em pesquisas de mercado
• Definição do cenário empresarial através das análises PEST e SWOT
• Definição dos objetivos, metas, responsáveis e prazos
• Elaboração do Planejamento Estratégico adaptado a empresa e atendendo as necessidades dos clientes
• Alinhamento do planejamento Orçamentário ao Estratégico
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
A gestão do planejamento orçamentário visa garantir a implementação do que foi definido na estratégia, bem como avaliá-la e revê-la constantemente não permitindo que o planejamento estratégico esteja desconexo com a realidade do dia-a-dia, viabilizando assessoria no que for preciso dentro do departamento financeiro para garantir esta aderência.
• Planejamento Orçamentário e BusinessPlan
• Assessoria e Consultoria na Gestão Financeira
• Diagnóstico Empresarial
• Assessoria na Implantação das Rotinas e Controles Financeiros (contas a pagar, contas a receber, tesouraria, conciliação bancária e fluxo de caixa)
• Estudos de Viabilidade Econômica
• Projeções e Cenários Futuros
• Reestruturação Empresarial
• Padronização de Controles Financeiros
GESTÃO EMPRESARIAL
O principal diferencial do sistema de gestão empresarial que utiliza o Balanced Scorecard como ferramenta é reconhecer que os indicadores financeiros, por si mesmos, não são suficientes para isso, uma vez que só demonstram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade a longo prazo, tampouco os intangíveis.
O Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros, mas incorpora um conjunto de métricas mais abrangente e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, colaboradores e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo.
No que se refere aos processos críticos do negócio é fundamental a integração do BSC ao BPM garantindo alinhamento total da empresa em função de sua estratégia e operações.
• Definição da Macro-Estratégia
• Capacitação dos colaboradores e gestores
• Condução das Reuniões Estratégicas
• Elaboração do Mapa Estratégico
• Definição de Indicadores Estratégicos de Performance (KPI´s)
• Alinhamento dos KPI´s estratégicos aos KPI´s operacionais
• Elaboração do Painel de Controle (cockpit)
• Consolidação do Mapa Estratégico
• Acompanhamento e retro-alimentação do sistema através da estruturação e implementação de Unidades de Gestão da Estratégia (UGE)
GESTÃO INTEGRADA (ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO)
O BSC, como ferramenta integradora do modelo Sirius, envolve todas as camadas de negócio e alinha a organização à luz do Planejamento Estratégico, buscando relações de nexo causal entre as camadas e aderindo indicadores de performance para o monitoramento e garantia do alcance de todos os objetivos estratégicos.
Essa abordagem permite materializar os objetivos estratégicos, através do BPM Multidimensional, conectando-os à arquitetura operacional da empresa e identificando os processos críticos afetados pela estratégia além das respectivas ações operacionais derivadas da estratégia.
Com a integração BSC/BPM é possível desdobrar os indicadores de pe performance em indicadores operacionais, conduzindo até a performance do colaborador e servindo como base para o modelo de remuneração variável.
A combinação do BSC com o BPM suportado pela utilização do BI como ferramenta de monitoramento dos indicadores operacionais e estratégicos, garante o alinhamento da estratégia com a operação da empresa.
É fundamental que as empresas tenham um bom planejamento estratégico para nortear de maneira estruturada suas ações a fim de atingir os objetivos organizacionais, como melhorar os resultados, ampliar a participação no mercado e conquistar novos clientes.
• Entendimento do negócio através da elaboração ou validação da missão, visão e valores
• Análise das intenções dos clientes embasada em pesquisas de mercado
• Definição do cenário empresarial através das análises PEST e SWOT
• Definição dos objetivos, metas, responsáveis e prazos
• Elaboração do Planejamento Estratégico adaptado a empresa e atendendo as necessidades dos clientes
• Alinhamento do planejamento Orçamentário ao Estratégico
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
A gestão do planejamento orçamentário visa garantir a implementação do que foi definido na estratégia, bem como avaliá-la e revê-la constantemente não permitindo que o planejamento estratégico esteja desconexo com a realidade do dia-a-dia, viabilizando assessoria no que for preciso dentro do departamento financeiro para garantir esta aderência.
• Planejamento Orçamentário e BusinessPlan
• Assessoria e Consultoria na Gestão Financeira
• Diagnóstico Empresarial
• Assessoria na Implantação das Rotinas e Controles Financeiros (contas a pagar, contas a receber, tesouraria, conciliação bancária e fluxo de caixa)
• Estudos de Viabilidade Econômica
• Projeções e Cenários Futuros
• Reestruturação Empresarial
• Padronização de Controles Financeiros
GESTÃO EMPRESARIAL
O principal diferencial do sistema de gestão empresarial que utiliza o Balanced Scorecard como ferramenta é reconhecer que os indicadores financeiros, por si mesmos, não são suficientes para isso, uma vez que só demonstram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade a longo prazo, tampouco os intangíveis.
O Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros, mas incorpora um conjunto de métricas mais abrangente e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, colaboradores e sistemas ao sucesso financeiro a longo prazo.
No que se refere aos processos críticos do negócio é fundamental a integração do BSC ao BPM garantindo alinhamento total da empresa em função de sua estratégia e operações.
• Definição da Macro-Estratégia
• Capacitação dos colaboradores e gestores
• Condução das Reuniões Estratégicas
• Elaboração do Mapa Estratégico
• Definição de Indicadores Estratégicos de Performance (KPI´s)
• Alinhamento dos KPI´s estratégicos aos KPI´s operacionais
• Elaboração do Painel de Controle (cockpit)
• Consolidação do Mapa Estratégico
• Acompanhamento e retro-alimentação do sistema através da estruturação e implementação de Unidades de Gestão da Estratégia (UGE)
GESTÃO INTEGRADA (ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO)
O BSC, como ferramenta integradora do modelo Sirius, envolve todas as camadas de negócio e alinha a organização à luz do Planejamento Estratégico, buscando relações de nexo causal entre as camadas e aderindo indicadores de performance para o monitoramento e garantia do alcance de todos os objetivos estratégicos.
Essa abordagem permite materializar os objetivos estratégicos, através do BPM Multidimensional, conectando-os à arquitetura operacional da empresa e identificando os processos críticos afetados pela estratégia além das respectivas ações operacionais derivadas da estratégia.
Com a integração BSC/BPM é possível desdobrar os indicadores de pe performance em indicadores operacionais, conduzindo até a performance do colaborador e servindo como base para o modelo de remuneração variável.
A combinação do BSC com o BPM suportado pela utilização do BI como ferramenta de monitoramento dos indicadores operacionais e estratégicos, garante o alinhamento da estratégia com a operação da empresa.