Não é novidade para ninguém que grande parte dos consumidores virtuais
avalia a qualidade do e-commerce através do design. Portanto, utilizar a cor
correta, de acordo com público-alvo, pode aumentar o reconhecimento da marca.
Entretanto, antes de supor é preciso conhecer. E um estudo desenvolvido
pela University of British Columbia é um bom exemplo de um mapeamento
das áreas afetadas do cérebro e a reação do comportamento em relação às cores.
Não há diferença entre o online e off-line para definir esse mapeamento, mas
o planejamento de uma campanha online deve levar em conta as percepções
diferentes em relação ao layout de um produto. Vale considerar que o ambiente
virtual ainda é, para grande parte da população, uma incógnita e apesar de
termos nos tornado seres virtualmente consumistas (inclusive pelo acesso
mobile), ainda não é um ambiente que garante 100% de confiabilidade.
Entretanto, um fator é importante a ser considerado: não significa
que por estar ligada à credibilidade, a cor amarela deve ser usada em
todas as lojas online. O planejamento é, mais uma vez, o principal
responsável pelo sucesso de uma campanha. Um site que vende produtos de
saúde, por exemplo, passa muito mais credibilidade se for azul ou verde
do que amarelo.
Portanto, esse estudo de cores, como vários outros estudos, pode ser
usado como base e reforço para uma campanha online, mas a criação não
deve se prender a isso. Não há receita pronta para uma campanha de
sucesso, mas sim um planejamento de riscos e possibilidades adotando
algumas estratégias já conhecidas.
Redes sociais
As redes sociais possibilitam a personalização de um perfil ou
empresa, como é o caso do Facebook, mas a cor matriz não é alterada,
porque uma rede social também é um negócio lucrativo para quem a
desenvolveu e ela precisa manter uma identidade para todos os
usuários. Entretanto, a escolha de postagem de fotos também pode estar
associada à imagem acima. Se quiser fazer uma provocação sentimental em
uma campanha, por exemplo, ela pode auxiliar na criação.
Use e abuse do conhecimento para promover campanhas mais assertivas!